Os projectos e produtos da Google expandem-se como cogumelos, e já passaram a barreira do milhar. O seu projecto mais ambicioso é Google Book Search (iniciado em finais de 2004) que desde ontem congrega a sua maior biblioteca. A Google estabeleceu um acordo com a Universidade da Califórnia (estatal) para digitalizar e disponibilizar online o conteúdo das suas bibliotecas. As bibliotecas da Universidade da Califórnia, com relevo para a de Berkeley e a de Los Angeles, possuem a maior colecção de obras académicas e de investigação do mundo.
O acervo bibliográfico total das bibliotecas da Universidade da Califórnia ronda os 35 milhões de volumes (cerca de 100 milhões de itens), que a coloca como a biblioteca universitária estaduniense com maior acervo, e face à generalidade das bibliotecas americanas apenas é superada pela Biblioteca do Congresso (contudo se juntarmos as três grandes bibliotecas que servem a cidade de Nova Iorque : a NYPL, a Queens e a Brooklyn, teríamos a maior biblioteca americana).
A Google já assinou idênticos acordos com outras instituições, entre as quais as bibliotecas das Universidades de Harvard (Widener), Stanford (Green), Oxford (Bodleian), Michigan e da Biblioteca Pública de Nova Iorque. Fonte da Imagem: © Newsweek
Etiquetas: Acervo Documental, Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas e o Google |